top of page

COMO FICA A APOSENTADORIA DA MULHER EM 2022?



Não canso de ouvir essa pergunta no escritório e, minhas redes sociais, esta é, sem dúvida, a que mais me fazem: qual a idade para a mulher se aposentar em 2022?


Antes da Reforma da Previdência, em novembro/2019, a mulher se aposentava com 60 anos de idade, mas a alteração na lei causou um atraso nessa aposentadoria.

Mas calma, vou explicar tudo certinho e de uma forma bem simples para que você entenda de uma vez por todas, como ficou a aposentadoria para a mulher em 2022.

Não se preocupe que não vou ficar explicando as várias regras de transição, pois, afinal, eu sei que você só quer saber se finalmente vai poder se aposentar nos próximos meses.


A primeira coisa que você precisa saber é que para se aposentar você precisa cumprir dois requisitos: a idade mínima e o tempo de contribuição.

Funciona mais ou menos como a minha sobremesa favorita: Romeu e Julieta, não adianta ter só a goiabada, para ficar bom, tem que ser acompanhada do queijo.

Pois bem, brincadeiras à parte, mas importante que você saiba que além da idade mínima, que eu já vou explicar, a mulher precisa ter 15 anos de tempo de contribuição (ou 180 meses).


Esse tempo de contribuição, pode ser de registro em carteira de trabalho, de pagamento de contribuição por carnês, ou até mesmo de tempo de serviço rural (devidamente comprovado, é claro).


Aqui eu deixo uma dica de ouro: reúna toda a documentação do seu período contributivo, tais como carteiras de trabalho, carnês de contribuição, documentos de período rural, pois acontece muito de o INSS não ter registrado todos os períodos de contribuição e, se isso acontecer, você precisará provar que recolheu a contribuição.


Então, agora que você já sabe que para se aposentar a mulher precisa ter 15 anos de contribuição, vou te explicar como ficou a idade:


Como eu já adiantei, antes da mudança na lei, a mulher precisava ter de 60 anos para se aposentar. Após a mudança, a lei passou a prever a idade mínima de 62 anos de idade.

Mas, calma, como a mudança na lei trouxe um prejuízo, a lei deu uma “colher de chá” para as mulheres, aumentando em 06 meses a idade para se aposentar, a partir de 2020. Então, a idade para a mulher se aposentar ficou assim:


2019 – 60 anos de idade

2020 – 60 anos e 5 meses

2021 – 61 anos de idade

2022 – 61 anos e 5 meses

2023 – 62 anos de idade


Com um exemplo fica mais fácil de entender: Vou dar o exemplo da minha mãe, Da. Regina, que vinha contando os dias para fazer 60 anos de idade para finalmente poder aproveitar sua aposentadoria.


Minha mãe trabalhou muitos anos de carteira assinada e teve uns períodos de recolhimento como autônoma, portanto, já tem 19 anos de tempo de contribuição.

Mas, ela completou 60 anos de idade em agosto de 2021.

Nessa altura você já deve imaginar a decepção dela quando soube que não poderia se aposentar em 2021, pois de acordo com a tabela, em 2021 é necessária idade mínima de 61 anos.


Imaginem a minha tristeza quando tive que lhe dizer que teremos que esperar até 2023 para dar entrada na aposentadoria, quando ela completar 62 anos de idade.


A boa notícia é que ela, como dona de casa, não precisa mais continuar recolhendo as contribuições da forma como vinha, todos os meses. Isso faz parte do planejamento que fizemos de sua aposentadoria, que é assunto para outro dia.

Com estas informações espero ter te ajudado a entender como funciona a aposentadoria por idade da mulher agora em 2022.


Mais uma dica de ouro que te dou é procurar um advogado especialista para encaminhar sua aposentadoria, pois são muitas regras e detalhes que somente quem conhece a fundo a lei terá condições de cuidar do seu caso.


Um abraço e até a próxima!



Por Nathalia Ramos Galvan

Advogada especialista em Previdenciário

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page